Mídia > Perguntas Frequentes

 

Você pode entrar em contato através de:

Endereço: Avenida Pedro Picolli, nº. 1085 – Centro, Campo Bonito/PR – CEP 85.450-000

Telefone: (45) 3233-1260

 

Como funciona uma Câmara de Vereadores?

A Câmara Municipal é um importante poder da política pública brasileira. Ela representa o Poder Legislativo de um município e o local onde os vereadores atuam em favor da população que o elegeu.  Em Campo Bonito a representação da comunidade ocorre através de 09 vereadores e a eles cabe a função de elaborar leis para o município, fiscalizar o trabalho do Poder Executivo e   encaminhar sugestões ao chefe do governo municipal, visando melhorias para a população. Atualmente o número   de vereadores de uma Câmara Municipal é determinado através do número da população do município.

 

O que são sessões da Câmara Municipal?

 

Sessões são reuniões dos membros da Câmara em plenário para debater ou votar alguma proposição ou para discutir matérias. São, comumente, públicas, excepcionalmente, secretas.

Podem ser:

Ordinárias: realizadas nos dias e horas marcadas pelo Regimento Interno;

Extraordinárias: realizadas nos dias e horas diferentes das sessões ordinárias;

Solenes/Especiais: realizadas para homenagens e comemorações, a qualquer dia e hora, para fim específico, não havendo prefixação de sua duração.

 

Quando acontecem as Reuniões Ordinárias da Câmara?

As reuniões ordinárias são realizadas as segundas-feiras, com início às 190h00min, no Plenário da Câmara Municipal. 

 

O que é a Mesa Diretora da Câmara Municipal?

A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Câmara Municipal. É eleita pelos Vereadores. Suas atribuições são definidas pela lei orgânica do Município. O membro da Mesa não pode ser reconduzido para o mesmo cargo na eleição imediatamente seguinte, mas pode preencher cargo diverso daquele que ocupava anteriormente.

 

Qual é o horário de expediente da Câmara Municipal e como posso entrar em contato?

A Câmara atende nas segundas-feiras das 08 horas às 12 horas e das 13h 00min até o término da sessão ordinária. De terça a sexta o horário da Câmara é das 08 horas às 12 horas, e a tarde das 13 horas às 17 horas. 

 

O que é o Recesso Parlamentar?

Recesso parlamentar é uma interrupção nos trabalhos legislativos, isto é, as sessões ordinárias deixam de acontecer por um determinado período duas vezes ao ano. Essa parada consta no Regimento Interno da Câmara, que é a lei que regulamenta o trabalho e as ações dos vereadores.

 

Durante a sessão, o que significa aparte?

Aparte é quando um Vereador interrompe o outro que está discursando para fazer pergunta ou acrescentar alguma informação.

 

Como apresentar um projeto de lei de iniciativa popular?

Dentro dos projetos de Lei que o Legislativo pode apresentar, a população pode enviar à Câmara projetos de iniciativa popular desde que esteja assinado por, no mínimo, 5% do eleitorado do município. O projeto terá tramitação igual aos dos demais apresentados pelos vereadores.